01/04/2021

Debate sobre Reforma conta com presença do economista Marcos Cintra

O SEAC-SC promove na próxima semana reunião especial com os associados das entidades sindicais de Santa Catarina. Com apoio da Febrac, ICAEPS e Sindesp-SC, será realizado um debate com o economista Marcos Cintra, que está à frente da Reforma Tributária e seus reflexos sobre o setor de serviços.

Participarão do debate "Reforma Tributária - Os impactos no setor de serviços", na próxima terça-feira, 6 de abril: o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi; o presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger; e a diretora superintendente da Febrac, Cristiane Oliveira.

Marcos Cintra é vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor de economia, com formação na Universidade de Harvard/EUA. Foi deputado federal e secretário especial da Receita Federal. Cintra, um estudioso e entusiasta da Reforma Tributária, presta consultoria para a Febrac nesta área. A instituição busca mobilizar o setor de serviços para conseguir alterações importantes no texto da Reforma.

Segundo Marcos Cintra, o setor de serviços será um dos mais prejudicados caso a reforma seja aprovada com a proposta atual. O economista alerta que a carga tributária sobre o setor de serviços pode ultrapassar os 25%, chegando a 29% em alguns casos. Para Marcos Cintra, o modelo de Reforma em discussão é ultrapassado e beneficia os setores que têm maior representatividade e conseguem opinar, como o setor financeiro, através da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ou a indústria, através da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O objetivo do debate é tirar todas as dúvidas sobre os impactos da Reforma Tributária sobre o setor de serviços. O evento será exclusivo para os associados, na terça-feira, 16h. Para participar, os interessados devem se inscrever clicando aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo WhatsApp: (48) 3223-1678 ou e-mail: [email protected].

Marcos Cintra

Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque é economista, formado na Universidade de Harvard/EUA, vice-presidente da FGV, professor de economia e ex-deputado, tendo sido nomeado em 2019, Secretário Especial da Receita Federal pelo Ministro da Economia Paulo Guedes. Cintra é um entusiasta da Reforma Tributária e defende o imposto único. Ele também é autor de diversos livros tratando sobre finanças públicas, teoria econômica e economia agrícola, no Brasil e no exterior, e de inúmeros artigos técnicos sobre reforma tributária e tributos.

Fontes: SEAC-RJ e Febrac