26/03/2020

Governo de SC anuncia retomada gradual de atividades

Plano estratégico começa a valer na próxima semana, mas aglomerações devem ser evitadas. Estado tem 149 casos de Covid-19 e registrou a primeira morte por causa da doença.

O governo de Santa Catarina anunciou nesta quinta-feira (26) um plano para retomada gradativa, a partir da próxima semana, das atividades que estavam paradas por causa da quarentena em função do novo coronavírus. A ideia é minimizar os efeitos do isolamento social na economia catarinense. O estado tem 149 casos da doença, registrou a primeira morte por Covid-19 e monitora mais de 300 notificações suspeitas.

Em coletiva, o governador Carlos Moisés (PSL) disse que a ideia do plano é garantir aos empregados e empregadores segurança jurídica, econômica e sanitária para que possam retornar ao trabalho, e fazer com que os catarinenses aprendam a conviver com o vírus.

"A missão é promover a convivência dos catarinenses com a pandemia, conciliando o convívio social, com preservação da vida e da atividade econômica. Ou seja, nós sopesamos as duas coisas e estamos fazendo gradativamente um plano para que as pessoas possam voltar ao convívio de forma segura", declarou.

O decreto com as medidas de liberação gradual das atividades deve ser assinado nesta sexta (27). Porém, Moisés frisou que o governo continua a pedir que as pessoas evitem sair de casa.

"Estamos nos mantendo firmes no isolamento e o apelo do governo é que as pessoas fiquem em casa. O momento agora é do governo preparar as ações, se preparar para receber os doentes. Isso vai depender das ações da primeira e da segunda semana de isolamento", disse o governador.

Apesar do anúncio da retomada de alguns serviços, continuam proibidas, por mais sete dias a contar de 1º de abril, a circulação e a entrada no estado de veículos de transporte coletivo de passageiros, seja urbano, intermunicipal, interestadual ou internacional, e de veículos de fretamento.

As aulas, a permanência de pessoas em locais públicos como parques, praias e praças, eventos em geral, assim como missas e cultos religiosos, continuam suspensos. "Continua em vigor o decreto, que suspendeu essas atividades por 30 dias", declarou Moisés.

Nesta semana, o governo prorrogou por mais sete dias a quarentena no estado, prazo que está em vigor desta quarta (25). O documento reforça a necessidade de a população ficar em casa e evitar aglomerações.

Veja abaixo as medidas anunciadas:

Ficam autorizadas parcialmente, a partir do dia 30, por tempo indeterminado:

- agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, exclusivamente para atendimento de pessoas que precisem de serviços presenciais.

Ficam autorizadas parcialmente, a partir do dia 1º, por tempo indeterminado:

Serviços não essenciais, como academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral;
Setor hoteleiro;
Construção civil;
Escritórios de prestação de serviços em geral;
Centros de distribuição e depósitos.

Esses setores deverão obedecer regras. Os que têm atendimento ao público deverão limitar a entrada em 50%; manter distância mínima de 1,5 m entre cada cliente dentro e fora da loja; priorizar o afastamento, sem afetar salários, de funcionários idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes; priorizar o trabalho remoto para a parte administrativa; adotar medidas para evitar a transmissão do vírus; e usar veículos de fretamento para transportar trabalhadores com ocupação limitada a 50% da capacidade.

Ficam totalmente autorizados, a partir do dia 1º:

Serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais.

Clique aqui e confira o plano detalhado.

FONTE G1/SC