14/03/2018

Mais de 100 pessoas participam do evento de apresentação das CCTs 2018

O SEAC-SC e o Sindesp-SC promoveram nesta terça-feira, 13 de março, evento de apresentação das Convenções Coletivas de Trabalho 2018/2019 dos segmentos representados pelos sindicatos. O encontro ocorreu no Hotel Baía Norte, em Florianópolis, e contou com a massiva presença de empresários, profissionais de RH, comercial, jurídico e gestores, ultrapassando a marca de 110 participantes. O evento foi aberto pelo presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger, agradecendo a grande adesão de público à apresentação, "é uma honra para os sindicatos contar com a participação deste seleto grupo nesta tarde. As convenções coletivas são a primeira etapa do novo momento trabalhista em que vivemos. É nossa função agora consolidar a Reforma Trabalhista, conciliando os sindicatos laborais e patronais em prol dos interesses comuns".

Entre os convidados, destaque para o superintendente regional do trabalho em Santa Catarina, Clay Capistrano de Lima, que acompanhou o evento e falou sobre a importância da iniciativa, "momentos como esse são fundamentais para construir o novo Brasil, com legislações mais flexíveis e que atendam aos anseios de todas as categorias".

A apresentação das Convenções Coletivas foi comandada pelo presidente da Associação Nacional dos Advogados das Empresas Prestadoras de Serviço (ANAEPS), Dr. Aluísio Guedes Pinto, e a assessora jurídica dos sindicatos, Dra. Renata Oliveira. Os profissionais detalharam ponto a ponto as convenções de todos os segmentos representados, destacando as principais alterações, novidades e trechos que foram mantidos semelhantes a acordos passados. "As novas CCTs estão adequadas à Reforma Trabalhista, onde vale o acordado sobre o legislado. A flexibilização da lei permitiu alterar pontos específicos das Convenções que foram trabalhadas em conjunto entre os sindicatos laborais e patronais", avalia o Dr. Aluísio Guedes.

A apresentação foi marcada por grande interação com público e debates sobre diversos temas importantes no dia a dia das empresas. "O saldo deste evento é positivo. No ano passado promovemos palestras sobre Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização, neste ano já iniciamos levando aos associados a possibilidade de conhecer mais detalhes sobre as CCTs aprovadas. Essa interação entre sindicato e seu público é fundamental para a união da classe e o crescimento das empresas no estado", finaliza o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi.  

Durante a programação foi anunciado ainda, um projeto inovador pela psicóloga Fernanda Quadros. A proposta focada no público jovem será debatida com as associadas nas próximas semanas e posteriormente apresentada ao público dos sindicatos.